Interlagos: O desafio das curvas e o limite da velocidade
- High Speed

- 2 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Mayara Novaes, 02 de Julho de 2024
O Autódromo José Carlos Pace, amplamente conhecido como Autódromo de Interlagos, figura entre os circuitos mais emblemáticos do automobilismo global.
No ano de 1920, o engenheiro britânico Louis Romero Sanson iniciou o projeto na região sul da capital paulista. Em colaboração com o urbanista francês Alfred Agache, foi proposto o nome "Interlagos" para a área, inspirado na região suíça de Interlaken. Significa “entre lagos”, devido à sua localização entre as represas Billings e Guarapiranga.
O circuito atual do Autódromo possui 11 curvas desafiadoras e a largura da pista varia entre 12 e 15 metros, possui 4.309 metros de extensão.
Originalmente, a pista contava com 7.823 metros, mas foi completamente redesenhada em 1990, quando o Autódromo completou 50 anos, fazendo de Interlagos um circuito ainda mais técnico e emocionante para os pilotos e o público.

Foto: Reprodução/internet
Curiosidade:
Você sabe o significado de cada nome dado às curvas? Vou te contar agora!
A reta dos boxes foi batizada com o nome de Emerson Fittipaldi, o primeiro piloto a vencer uma prova oficial da Fórmula 1 no circuito paulista.
Em homenagem ao piloto Ayrton Senna, a primeira curva, em forma de “S” é nomeada como S do Senna;
Marcada por ser um ponto de ultrapassagem importante, a Curva do Sol tem este nome pois era contornada no sentido oposto de hoje, fazendo com que o Sol atrapalhasse a visão dos pilotos;
Sendo uma curva de média velocidade, a Curva do Lago recebeu esse nome por ser mais próxima ao lago localizado dentro do Autódromo.
Laranjinha é uma curva cega. Antigamente, os pilotos inexperientes que erravam ao contornar o trecho eram chamados de “laranjas”, e assim, deu-se o nome da curva.
A Curva do Pinheirinho originou-se da presença de um pinheiro na área de escape, que funcionava como uma referência visual e orientação para os pilotos. Hoje tem uma pequena palmeira em referência à árvore da época.
Bico de Pato é a sequência de curvas fechadas, ela possui o formato parecido com o da boca da ave.
A curva do Mergulho leva o nome, pois quem a contorna em alta velocidade, tem a sensação de estar realmente mergulhando no asfalto;
A curva rápida que leva à reta oposta, é conhecida como Curva da Junção, que une a parte antiga à parte nova da pista.
A Curva do Café tem este nome pois os fotógrafos, repórteres e cinegrafistas que ficavam localizados na curva, conseguiam um tempinho para tomar um café até os pilotos passarem novamente pela curva.
A Reta Oposta nada mais é que um trecho no sentido oposto da Reta dos Boxes.

Foto: Reprodução/internet
Além disso, o Autódromo de Interlagos apresenta um desnível de cerca de 56 metros, com o ponto mais alto localizado na curva S do Senna e o ponto mais baixo na Curva do Lago.
Esse desnível variado não só representa um desafio para os pilotos, mas também influencia diretamente nas estratégias de corrida e no desempenho dos veículos ao longo do percurso.





Comentários